Denison Rafael

Denison Rafael
Imagem retirada de: ranchocarne.org

sábado, 8 de setembro de 2007

UMA PALAVRA E MIL SIGNIFICADOS

Imagem retirada de: blogdasabedoria.blogspot.com

É recorrente na vida “normal” de cada um as inúmeras conversas entre chefes, irmãos, pais e filhos, amigos, namorados, etc, ou seja, o cotidiano é recheado de diálogos curtos ou longos, prazerosos ou exaustivos, entre outros. Dessa forma, passo a observar que a cada palavra dita são usadas várias formas para expressar alguma coisa de si mesmo: interesse, afeto, ódio, aversão, entre outros.
Passei a deter-me em observações de mim mesmo, ou melhor, das minhas conversas. Percebi que alterno de estado “emocional” (raiva, alegria, desespero, etc) no diálogo com algumas pessoas. Umas passam mais confiança, outras passam desconfiança. Há aqueles ainda que você nem suporta de longe, mas mesmo assim tem que desenvolver um diálogo.
Percebi as várias mensagens subliminares (palavras ditas não perceptivelmente a “ouvido nú”) que há em minhas falas. Quando digo, por exemplo, que “não gosto de muita frescura”. Na verdade eu queria dizer que se você não quer me ver estressado não encher o meu saco que eu fico na minha sem nenhum problema. [hehehehehe] Um outro exemplo poderia ser: “Nossa! Você é muito linda e interessante”. Na verdade eu queria dizer que estou “abalado” por você, beleza? (isso só serve para alguns momentos e é quase visível perceber). Ainda há outro assim: “não gosto que pegue no meu cabelo”. Na verdade eu quero dizer é que se você encostar a mão no meu cabelo você corre um sério risco de ficar sem uma das mãos [kkkkkkkk] (não é para tanto, mas é melhor não arriscar) [kkkkkkk]. Há vários e vários outros exemplos desse tipo que há mensagens de fundo.
O que descobri é que em cada palavra dita, em cada frase pronunciada, em cada suspiro dado, em cada monossílabo falado há por traz significados que dão aos indivíduos oportunidades de dizer o não dito.
Assim como um olhar pode dizer muita coisa, assim também muita coisa pode dizer nada, como pode dizer o que se quer dizer de forma sutil.
Já ouvi por aí que “as palavras têm poder”. Dessa forma, posso indagar: será se você está prestando atenção no que as pessoas estão falando? Será que o que você ouviu é realmente aquilo que a pessoas querem dizer? Você está entendo tudo que lhe digo? (hehehehehe).
Meus caros e minhas “caras”, passem a perceber o imperceptível e vocês verão que a dimensão que temos e que somos é muito maior do que vivenciamos. Além disso, que as pessoas estão amarradas a um jogo mútuo de palavras, ações e significados.

6 comentários:

Francisco A. Gomes disse...

Bela reflexão meu caro...Você brincou com as palavras...Literalmente. Você tem boas sacadas...Boas idéias, argumentos pertinentes, bem contextualizados etc e tal. As vezes, devemos ter bastante cuidado com as palavras e com a forma de concatenar as idéias. Mas lembre-se: "A ideia que não procura converter-se em palavra é uma má ideia, e a palavra que não procura converter-se em acção é uma má palavra".(Chesterton)
Abraço. =D

Unknown disse...

Pois é neh
realmente as palavras tem poder...então venhamos observar o que falamos para não magoarmos ou amaldiçoar alguém....
é isso aii... atenção no que vamos falar....é so
=D

Bruna disse...

As entrelinhas revelam, e é preciso conhecê-las! Principalmente na minha profissão, onde a opinião precisa ser resguardada e de certa forma camuflada. :)

Eu já tinha visto seu blog, mas eu tenho um sério problema com a uol. Mais ainda bem que mudaste de servidor, assim visitarei mais vezes.

Uma dica, leia o Jornalesmas!
:)
www.jornalesmas.blogspot.com

Obrigada pela visita!

Larissa Paz disse...

Poxa, isso é q chamo de um texto dicunfoça [nao sei c é assim q c escreve]...


Cara acho q é primeira vex q lei um texto seu que m chama à atenção a ponto re reler....

vc escreve muito bem...
Parabéns
Te adoro!!!

Anônimo disse...

Caraca, perfeito seu texto!

Palavras realmente têm poder, é por isso que tenho tentado ter cuidado ao falar. Em relação a coisas subtendidas, confesso que tenho sérios problemas com isso, pq consigo ter trocentas interpretações pra uma mesma frase e isso me confunde toda...kkkk

parabéns mais uma vez pelo texto!!
ah...posso mandá-lo pra uma pessoa ali? kkkkkkkk

bjão
;*

Unknown disse...

Com plena certeza e convicção afirmo que entendi a mensagem que você quis passar. A comunicação foi circular e não linear (rsrsrs). Isso mostra que você conseguiu transmitir a essência das palavras usadas.
Acredito na possibilidade das palavras terem poderes. É por meio delas que organizamos nossos pensamentos. Li um texto do Odenildo Sena “Palavra, poder e ensino da Língua” (acho que o nome é esse, pois faz tanto tempo que li) que trata dessa questão.
Quanto mais aperfeiçoamos o uso das palavras, mais possibilidades temos em aumentar nossa capacidade de pensar. Incrível, não é?